Mitos e verdades

Com o aumento do interesse do público masculino pelo universo dos produtos de beleza, expandiu-se a oferta e, consequentemente, as dúvidas sobre este assunto passaram a fazer parte do cotidiano dos homens. Nesta seção, BIOCOLOR Homem desvenda os principais mitos sobre cabelos. Será que você sabe o que realmente pode prejudicar a saúde dos fios? Confira:



Aplicar gel todos os dias enfraquece os fios?

Não, você pode usar à vontade. Ao passar este produto, ele O gel é apenas depositado na cutícula dos cabelos e não é responsável por nenhuma alteração física na estrutura do fio.



Usar boné prejudica os fios e causa queda de cabelo?

Não, o boné pode ser responsável pela quebra dos fios, ou seja, quando o cabelo se parte ao longo do comprimento. Ao falar sobre queda, é importante saber que este processo é caracterizado pela perda inteiriça do fio, quando o cabelo cai e junto com ele há uma bolinha branca em uma das pontas.



Lavar os cabelos todos os dias estraga as raízes e os fios?

Não! Como o nosso couro cabeludo é impermeável, a água não chega à raiz. Pelo contrário: se você tem cabelos oleosos e apresenta caspa, é muito importante manter em dia a sua higiene, pois isso deixará seu couro cabeludo mais limpo e, portanto seu cabelo cairá menos. Aproveitando a deixa, a temperatura da água deve ser morna (se você puder regular, deixe-a por volta de 22°C).



Existe algum problema em dormir com os cabelos molhados?

Para pessoas com o couro cabelo normal e sem caspas, a resposta é não. Para quem apresenta este problema dermatológico, a situação pode piorar. Ao abafar o couro cabeludo molhado, cria-se um ambiente úmido, propício para a proliferação de bactérias e fungos. Além de estimular a produção da caspa, também acarreta queda de cabelo.



Frio ou calor em excesso faz mal aos cabelos?

Sim! Tanto o frio como o calor podem ressecar os fios e produzir mais eletricidade estática, também conhecido como frizz (quando os cabelos ficam arrepiados). O calor excessivo pode destruir as proteínas e causar bolhas no fio, favorecendo sua quebra.



As estações do ano influenciam o crescimento ou a queda dos cabelos?

Não! Na verdade, esta é uma questão de percepção individual e não tem nenhuma ligação com o clima. Pode ser que durante o verão você veja seus cabelos caindo mais. Contudo, isso pode ser justificado com o aumento da produção de sebo. Quando o couro cabeludo não é lavado com a frequência correta, o acúmulo de sebo acarreta a queda dos fios.